Como desenhar com carvão vegetal.

Para realizar ou desenhar com carvão vegetal basta manter algumas técnicas básicas e a limpeza é essencial, pois, se não nos precaver podemos borrar o desenho.

Neste artigo você encontrará dicas preciosas para quem estar começando ou para quem já tem um pouco mais de experiência com desenho com carvão vegetal.

Certamente essa é uma das técnicas de representação gráfica mais antiga, e nem por isso, seja menos valiosa. Sabemos que hoje em dia prevalece muito nas agencias o uso da tecnologia. Mais o saber nunca é demais.
Desenhar com carvão vegetal
Desenhar com carvão vegetal

Muito utilizado por vários artistas em nu artístico, o desenhar com carvão vegetal até o presente momento é um coadjuvante, pois, é empregado para esboços de quadros, ensaios ou estudos para resolver problemas de iluminação, ilustração e contraste. Mesmo assim, coisa bastante bacana pode ser feita com essa técnica.

O carvão é constituído por finos ramos sem nós de madeira leve e porosa, previamente selecionada, parcialmente queimada e depois carbonizada e convertida em finas barras ou lápis de carvão para desenhar.

Melhores fabricantes de lápis de carvão vegetal.


A parte fundamental desse processo para obter um produto de boa qualidade está na carbonização. Isso, torna o material livre de nós que podem arranhar a fibra do papel, por isso, selecionamos algumas das melhores marcas para desenhar com carvão vegetal são: Conté, Faber-Castell e Koh-i-noor.

Essas marcas produzem o material em três graus de dureza: macio, médio e duro. Particularmente, gosto de utilizar os médios, pois, consigo um resultado melhor.

Desenhar com carvão vegetal - 01
Desenhar com carvão vegetal


Utensílios para desenhar com carvão vegetal.


O esfuminho serve para fundir, sombrear algumas zonas do desenho ou apagar.

Os dedos também podem fazer as mesmas funções que os esfuminhos com uma vantagem em ter maior controle sobre o que deseja fazer.

A borracha, mais conhecida como limpa-tipo, serve para apagar e aumentar as zonas de iluminação do desenho.

Pano de algodão é ideal para esmaecer o desenho e mantê-lo limpo.

Dicas de como desenhar com carvão vegetal.


Um simples miolo de pão com algumas gotas d’água pressionando levemente reduz (esmaece) a intensidade do sombreado.

A princípio serve todos os tipos de papel para desenhar com carvão vegetal, porém, o papel com o lado mais áspero obtemos um resultado melhor, por isso, indico: Mi-teintes da Canson ou Kraft. Eles são facilmente reconhecidos pela marca d’água.

Como desenhar com carvão vegetal pode borrar, sujar ou apagar com facilidade. Para que isso não ocorra, aplicamos o líquido fixador, e seu uso deve ser com o papel na horizontal.

Conclusão


Para obter um excelente desenho à carvão vegetal siga este passo a passo.
1. Desenhe traços escuros e observe o tom;
2. Esfume com os dedos saturados de carvão em pó e compare os tons;
3. Para clarear pequenas áreas do desenho, o dedo deve está limpo. Comparando as zonas claras, escuras e meio tons.
4. Para escurecer, aplique o carvão sem esfumar e desenhe comparando os tons.
5. Utilize um pano limpo para lhe auxiliar a esmaecer determinadas áreas e preservar a obra limpa.

Alguma dúvida sobre desenhos feitos com carvão vegetal? Deixe seu comentário.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Muito bom Pita, meus parabéns pelo conteúdo! \o/
    By Deivid :)

    ResponderExcluir

Os comentários neste artigo são de exclusiva responsabilidade dos seus autores. O Arte final não aceitará ofensas, racismos e xingamentos.