Ver o invisível

A fotografia é uma arte visual que ressalta o papel do olhar e a visão é tida como um sentido necessário para que a imagem seja captada, mas a realidade não é bem essa, fotografar vai muito alem de poder ver a imagem você precisa sentir.

Alguns fotógrafos como Evegen Bavcar, Amy Hildebrand, Bruce Hall, Pete Eckert mostram que a arte corre nas suas veias, sem poder enxergar mais mesmo assim fazendo fotos maravilhosas.

Bom quando se estuda fotografia você aprende que a sensibilidade é tudo, aprende a ver com outros olhos e sentir as coisas de maneiras diferentes,

e eles sabem muito bem como é isso. Enxergar com os olhos da alma e sentir a fotografia de uma maneiras que só eles sentem e fazer a todos sentir o mesmo quando olham para suas fotografias.

O fotografo Evegen Bavcar ficou cego as 12 anos por causa de um acidente e começou a fotografar aos 16 anos e hoje ele e considerado um dos mestres da fotografia. É internacionalmente conhecido, pois suas exposições já rodaram o mundo, inclusive no Brasil, em 2007.
Bavcar “afirma que não devemos falar a língua dos outros e nem utilizar o olhar dos outros, porque nesse caso existimos através do outro. É preciso tentar existir por si mesmo.”
Amy Hildebrand nasceu cega por causa do albinismo.Na infância e na adolecencia,ela passou por tratamentos médicos e passou a enxergar algumas cores,sombras e formas.Ela ficou famosa por iniciar um projeto de publicar mil fotos em mil dias em seu blog,em 2009.
Bruce Hall é um fotografo legalmente cego,professor,musico,advogado e autismo ele apresenta sua fotografia a nivel internacional,o trabalho de Hall já foi publicado em livros revistas incluído a National Geographic.
Pete Eckert só levou a fotografia a sério quando já era cego. Nela, ele encontrou um novo meio para se expressar. Em suas próprias palavras:
"Sou apenas um turista neste mundo com visão.Mulheres falam sobre um telhado de vidro. Cegos encaram uma porta de vidro à sua frente. Nós podemos olhar para o local de trabalho, mas não podemos entrar. Eu faço outra coisa. Eu passo fotos por baixo da porta do mundo dos cegos para serem vistas na luz dos videntes. Eu vejo meu trabalho quando tiro a foto com o olho da minha mente. Eu "vejo" cada foto muito claramente, só que uso som, tato e memória. Eu sou mais um artista conceitual do que um fotógrafo."
"De todos os meios de expressão, a fotografia é o único que fixa para sempre o instante preciso e transitório."(Henri Cartier Bresson)
Bom pessoas espero que tenham gostado esse e meu primeiro post e estou muito feliz por ter sido escolhida pra ser colunista do Arte final.

Beijos ate a próxima ;)

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Parabéns Joice Mattos, adorei sua postagem, muito bom conheçer um pouco mais sobre a vida desses fotografos, fiquei impressionada como q eles conseguia fotografar sem enxerga. :\

    ResponderExcluir

Os comentários neste artigo são de exclusiva responsabilidade dos seus autores. O Arte final não aceitará ofensas, racismos e xingamentos.