"A nova arte"

A arte do graffiti (do italiano graffiti, plural de graffito, "marca ou inscrição feita em um muro") ou simplesmente grafite, é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se graffiti uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade - normalmente em espaço público.

O graffiti é considerado hoje uma importante forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais - mais especificamente, da street art ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade.

A partir da revolução contra cultural de maio de 1968, quando os muros de Paris foram suporte para inscrições de caráter poético-político, a prática do graffiti generalizou-se pelo mundo, em diferentes contextos, diferentes tipos e estilos, que vão do simples rabisco ou de tags repetidas, como uma espécie de demarcação de território, até grandes murais executados em espaços especialmente designados para tal, ganhando status de verdadeiras obras de arte.

Os graffiti podem também estar associados a diferentes movimentos e tribos urbanas, como o hip-hop. Dentre os grafiteiros, talvez o mais célebre seja Jean-Michel Basquiat, que, no final dos anos 1970, despertou a atenção da imprensa novaiorquina, sobretudo pelas mensagens poéticas que deixava nas paredes dos prédios abandonados de Manhattan. Posteriormente Basquiat ganhou o rótulo de neo-expressionista e foi reconhecido como um dos mais significativos artistas do final do século XX.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Opa parabéns pelo blog hein. Muito bom... Conteudo excelente.

    Gostei muito do poste do graffiti. Já me interessei muito por essa arte a anos atrás. Conhecia já sua historia, e gosto muito desse tipo de arte urbana! Basquiat foi realmente um gênio do graffiti.

    Parceira? Ok! Vou adicionar seu banner em meu blog e espero que faça o mesmo.

    Obrigado!!!


    www.infoxcomp.com
    Tecnologia e Informação

    ResponderExcluir

Os comentários neste artigo são de exclusiva responsabilidade dos seus autores. O Arte final não aceitará ofensas, racismos e xingamentos.